sexta-feira, 8 de março de 2019

Day 6 - 07.02.19 - Thursday

Aeee
Eu não vejo a hora de terminar de escrever nesse BLOG hahahahahaha, eu acho bem legal, mas fazer em tempo real é bem melhor! Continuo pq quero registrar e deixar tudo certinho, mas não vejo a hora de acabar! Hahahahaha
Dessa vez não posso falar que vou postar sobre 1 mês atras, porque vou posar sobre a quinta e não sobre a sexta! Ontem não deu, levei minha mãe para fazer endoscopia logo cedinho, depois fiquei estudando um pouco sobre Bolsa de Valores e depois fui para a aula de Espanhol.

Bom na quinta feira fizemos o Walk Tour, a idéia era ter ido para Belfast e dormido lá e voltado no outro dia, mas no final não fomos, quando eu voltar para a Irlanda, no VERÃO, fazemos esse passeio, né Pipo? rsrsrs
Walk Tour é um passeio que fazemos a pé pelo centro da cidade com guias. É um passeio de graça que "pagamos o tanto que queremos". Acho que esse dia foi o que acordamos mais cedo o walk começava as 9h do lado ao lado do Rio Liffey, antes de começar meu irmão quis ir no mercadinho e comprou uma bebida de Aloe Vera, no caixa que era uma brasileira, descobrimos que a bebida estava na promoção, comprava 1 e levava 2, ele escolheu o outro sabor de Morango, mas era bem ruim! A bebida sabor Original era bem boa, mas a de morango, horrível!! Você pode conferir a resenha no perfil do Instagram @alimentandopiniao #FICADICA

Nosso guia se chamava Keith, ele era Irlandês, bem simpatico, mas falava RÁPIDO pra caramba! Eu não consegui entender metade do que ele falava, meu irmão entendia muito mais! Mas também não entendi tudo! É IMPOSSÍVEL hahahahaha.
O Keith já tinha morado com Brasileiro e sabia falar em português OBRIGADO hahahaha. Ele comentou que o português é a segunda lingua mais falada em Dublin, isso é por causa dos imigrantes brasileiros, a primeira lingua é o inglês. Eles possuem um outro idioma, o Irlandês,também conhecido como Gaélico, eles aprendem na escola, mas pelo que entendi, aprendem mas não usam, aí acabam esquecendo. Dificilmente encontrará pessoas falando em Gaélico. Uma curiosidade é que o Keith comentou que pra quem fala português é "muito fácil falar irlandês", isso em relação a pronúncia! E o pior é que é mesmo hahahaha ele ensinou 3 palavras, eu já esqueci tudo, mas foi muito fácil de pronunciar hahahahaha. Por que Gaélico não é a lingua universal, né? Pra falar a verdade, eu queria é o PORTUGUÊS como lingua universal!
Passamos por vários pontos do Centro de Dublin, e o Keith contava a histórias das coisas, eu entendi metade das coisas que ele falou e já esqueci 80% e isso não é engraçado, queria lembrar!! Falou se Saint Patrick, dos Reis, da Rainha, de Briga pelo Poder, de Castelo, mas eu não lembro muito!
Ele falou nos contou também sobre a história da jornalista VERONICA GUERIN (Wikipédia abaixo), ela foi muito importante na luta contra o tráfico de drogas lá! 

Veronica Guerin (Artane5 de julho de 1958 — Dublin26 de junho de 1996) foi uma jornalista irlandesa.

Biografia

Começou tardiamente na profissão, depois dos 30 anos, e gostava do jornalismo investigativo. Exemplo de determinação e coragem, sua vontade incessante por justiça fez com que pagasse com a vida a investigação a fundo sobre a máfia e o tráfico de drogas em Dublin, capital da Irlanda, durante a década de 1990. Denunciou também a ligação que alguns dos mais importantes gângsteres tinham com o IRA. Sofreu um atentado e chegou a ser espancada por um dos maiores mafiosos da cidade.
Depois do seu assassinato, a população da Irlanda se revoltou e foi às ruas fazer protestos, e os barões do tráfico tiveram seus bens confiscados e foram presos. Um ano depois do acontecido, os crimes caíram em mais de 50% na Irlanda.
Veronica Guerin é considerada uma heroína na Irlanda.

Filmes

Dois filmes foram realizados baseados na história de Veronica Guerin:

Passamos pelo Temple Bar (mas esse eu já conhecia), passamos em um outro lugar que eu não lembro o nome, não era a Corte, ela alguma coisa e tinha tipo um Palco Arena, ele perguntou quem era fã de Game Of Thrones, e aparentemente só eu assistia entre aproximadamente umas 15 pessoas, aí ele me pediu ajuda e eu tinha que ir no centro e falar THE WINTER IS COMING como falaria John Snow 😍 Ai fui eu lá no meio gritar isso!
Meu irmão é lerdo e nem conseguiu filmar hahahahaha gritei e é engraçado porque vc se ouve, acho que tipo retorno de músicos/cantor, como ele não falou antes, demorei para assimilar, afinal eu estava com vergonha de estar passando pelo experimento, queria ter voltado para gritar de novo e prestar atenção e falar varias coisas pra ver como era, mas não voltei.
Passamos e paramos em um PUB, a gente precisava muito, porque estava muiiiito, muiiiito frio, precisávamos de um aquecedorzinho, eu e meu irmão tomamos um IRISH COFFEE, e eu gostei muito! Uma pena que só tomei unzinho, ou melhor meiozinho! Depois voltamos a andar mais um pouco! E descobrimos mais algumas coisas. O divorcio na Irlanda só passou a existir em 1995/1996, antes era proibido se dirvorciar! Fiquei chocada! Ele nos contou outras curiosidades se eu entendi direito, há alguns anos (não sei quantos hahaha) mulheres não podiam andar com nada que lembresse o formato de um pênis, tipo cenoura, pepino, banana, se eu entendi direito, era meio crime isso! Ele contou uma história de sobre anticoncepcional, que eu não lembro direito, acho que era proibido também e tinha mulheres que contrabandeavam (não sei se conjuguei certo). Ele explicou sobre a bandeira, sobre a estátua e sobre uma ponte, etc.etc (não lembro tudo e já estou cansada hahahaha)
Ok, o passeio acabou!

Almoçamos num restaurante brasileiro! Tomei suco de laranja! 
É tão gostoso chegar num lugar que fala português...
Depois andamos um pouco, fomos num museu de indicação do Guia, era bem interessante, com muitas coisas e informações! Depois fomos na doçaria Queen of Tarts que ele tinha indicado comer um Baileys Cheesecake, tradicional da Irlanda!
Iamos pedir 2, mas a garçonete indicou que pegassemos diferente pois o Beileys era muito pesado, e realmente ainda bem, preferi a minha sobremesa que era mais leve, e peguei Blackberry and Apple Crumble, mais levinho e era morno, o cheesecake era gelado. Eu gostei dos 2!!

Acho que depois andamos mais um pouco e depois fomos embora! Ou então fomos no museu depois da sobremesa, eu não lembro kkkkkk

Então, por hoje é isso! 
Atéééééééééé (eu não sei até pra quem, só se for pra mim mesma, né? hahahahaha)

Indo pegar o ônibus

Bebida de Aloe Vera

Acho que essa torre foi presente, não lembro 

Castelo

IRISH COFFEE

Essa foto está aqui só porque eu gostei dela 

Sobremesas :)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário